segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CIVISMO E CIDADANIA


CIVISMO E CIDADANIA

Civismo e Cidadania são termos correlatos que designam o estágio de conhecimento do indivíduo na sociedade em que está inserido. A obtenção disso depende sempre de uma boa educação. A ausência dessas conquistas amiúde pode ser constatada também em todas as cidades onde as oportunidades de acesso ao saber se tornam mais simples e esse fato é lamentável.
Feliz é o povo que vê na educação dos seus semelhantes um instrumento eficaz para a formação de uma sociedade reconhecida no mundo pela sua capacidade de compreender as causas nobres.
É imprescindível eliminar o egoísmo de certos grupos (que longe de serem cidadãos), cerceiam a ascensão de muitos, negando-lhes a oportunidade do saber. O ensino de boa qualidade promove o indivíduo e conseqüentemente enriquece sua Pátria.
Quanto à Cidadania é importante relatar que a mesma não é privilégio de quem reside nos grandes centros urbanos, mas daqueles que vêem na liberdade o caminho do “ir e vir”, importante para a paz e a concretização de uma vida social sem exclusões.
O ensino torna-se potente quando acompanhado pelos bons exemplos dos que educam. O saber é a maior arma que a pessoa carrega durante sua existência; uma aquisição valiosa que jamais pode ser subtraída por alguém.
Para quem realmente aprendeu as lições, a análise dos fatos devem estar sempre presente em sua mente, pois a boa instrução está constantemente a caminho do sucesso.
O Brasil com seu imenso território, constituído de uma natureza verde impecável, cortada por grandes rios, nem sempre é fiscalizado como deveria, e, a inexistência de uma punição mais severa, facilita aos incautos a contínua devastação de grandes áreas verdes. Assim a vida se torna menos saudável e consequentemente mais cara, uma vez que o nosso País está poluído também nos centros mais povoados. O resultado disto é devido especialmente à falta de um Plano Diretor, acarretando problemas diversos, tendo em vista o luxo e tantos outros fatores negativos à saúde de todos.
Contudo, o termo Meio Ambiente, hoje, às vésperas das eleições, está nos discursos proferidos por todos os políticos, com promessas, promessas..., sendo que o bom observador sabe que a maioria depois de eleita, as matérias de relevo as deixa para as eleições de 2014.
O Brasil tal como outros países têm sua História constituída de etapas; entretanto vamos recordar um acontecimento importante que é o sete de setembro de 1822.
Foi nos contado através da História de nosso País que, às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Esse ato heróico nos mostrou a sua preocupação para com a Pátria Brasileira, um patriotismo ímpar.
Quando fui Professor procurei ensinar aos alunos que Civismo e Patriotismo devem ser praticados por todos os brasileiros e, como no início de minha profissão eu lecionava Canto Orfeônico, utilizava os Hinos Pátrios, a boa postura, o respeito à Pátria em todos os momentos, inclusive nos atos públicos.
Triste é relatar que já presenciei pessoas com altos cargos públicos com indiferença em comemorações públicas.
Neste sete de setembro de 2010 vamos participar das comemorações como quem aprendeu as lições da vida em sociedade.
Feliz é aquele que sabe usufruir e praticar os bens adquiridos – o Civismo e a Cidadania – sendo que a consciência da força destes certamente promove a paz, esta que é o verdadeiro resultado de fatores nobres ligados ao saber.


CL Mário Beraldi
Assessor Distrital de Civismo e Cidadania do Distrito LC – 6
LIons Clube de Batatais - SP
www.distritolc6.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário