sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

RAZÃO ESPIRITUAL PARA NOSSA EXISTENCIA


Caros CCLL, DDMM e CCLEO,

Neste ano você viveu imerso em meio a bênçãos numerosas, e será que teve tempo e sensibilidade para percebê-las ou dar a elas a importância devida? Todos os dias deste ano você pôde usufruir da bênção dos alimentos que não faltaram à sua mesa e nem a seus familiares. Em muitas partes do mundo, inclusive do Brasil, ou quem sabe até de sua cidade, outras pessoas podem ter passado fome ou se alimentado de restos de comida encontrados em lixões, no mesmo tempo que os alimentos excedentes em sua casa foram jogados fora.

Neste exato momento, enquanto você lê essas linhas, um casal de idosos cujos nomes são Pascoalina e Edvaldo, se abriga em uma casa prestes a cair em suas cabeças. A casinha muito baixa e de proporções diminutas é construída de lata e pedaços de pau. O telhado é sustentado por lascas de paus retirados de uma mata, e o chão é de terra batida. No telhado há buracos enormes, e a cada chuva sua cama se encharca de água. Por não terem conseguido se aposentar, depois de toda uma vida de muito trabalho árduo, ambos recolhem papelão durante todo o dia e o vendem por valores ínfimos para sobreviver. Mas graças a Deus, você e sua família moram dignamente em uma casa abençoada e têm também um trabalho bem menos extenuante e bem mais remunerador.

Talvez, pode ser que neste ano não tenha ainda dado certo de comprar o carro dos seus sonhos. Mas quantos ficariam imensamente felizes apenas por terem pernas saudáveis para se locomover, como é o caso do senhor que ficou paralítico após ser atingido por uma bala, e depois de muitos anos o carro em que viajava sofreu um acidente. No veículo viajava também o seu filhinho, de apenas 11 anos de idade, que no desastre perdeu ambas as perninhas.

Agradeça a Deus pelas suas pernas. Agradeça pelos pés que levaram você para onde desejou ir, em cada dia deste ano. Agradeça as suas duas mãos que tanto lhe auxiliaram. Agradeça pelos seus olhos, pelos seus ouvidos, por todos os órgãos de seu corpo. Agradeça principalmente por seus familiares. Agradeça por seus filhos que, inclusive podem ter lhe aborrecido várias vezes durante este ano. Lembro-me de uma velha amiga que, certa ocasião, ao desembarcar de um vôo, despediu-se de uma jovem hippie que conhecera durante a viagem. A senhora que a aguardava no aeroporto, perguntou ao presenciar a cena, logo após a moça se afastar, se o seu estômago não embrulhara ao abraçar a jovem que cheirava mal, provavelmente por estar há vários dias sem tomar banho. E minha velha amiga lhe respondeu que, a jovem poderia ser Izabel Cristina, sua única filha já falecida, e mesmo que ela cheirasse mal, mesmo que ela fosse uma transviada, ficaria imensamente feliz em poder abraçá-la ao menos mais uma vez.

Há muito pelo que agradecer. Há muitas coisas abençoadas que aconteceram em sua vida em cada dia deste ano. Contudo a mente humana tende focar somente no que nos falta. Nos Estados Unidos há um dito antigo, que assim preceitua: “poderíamos ser gigantes espirituais e não anões da fé, se realmente cultivássemos a gratidão em nossos corações.” Justamente por isso, procure, portanto, estar mais atento, procure manter a sua lâmpada acesa para enxergar a quantidade imensa de coisas pelas quais você deveria ter mais gratidão. Na Inglaterra encontra-se inscrito no teto de uma catedral: "Think and thanks". É justamente o que precisamos fazer com mais frequencia, pensar e agradecer.

Até mesmo o fato de integrar a grande família Leonística é uma bênção tão especial pela qual deveríamos estar imensamente agradecidos. Na verdade, como em uma grande teia, estamos todos interligados, e quando servimos aqueles que necessitam de nosso serviço, também estamos ajudando a nós mesmos, pois por meio do trabalho desinteressado, crescemos moralmente e interiormente.

Melvin Jones há quase cem anos, nos legou uma possibilidade incrível. Sabemos que a finalidade da existência humana é justamente a exteriorização do amor. E o que é a prática do serviço desinteressado realizada pelos leões, domadoras e Leos, ao redor do mundo, se não a manifestação do amor por meio de atos.

Certamente não podemos ser plenamente felizes satisfazendo apenas nossas ambições pessoais. Creio que a felicidade implica em termos saúde, realização profissional, harmonia familiar, amizades, equilíbrio interior, além de cultivarmos a idéia de servir aos outros, ajudando-os individualmente ou trabalhando por uma causa nobre, como a Leonística. Só assim encontramos uma razão espiritual para a nossa existência.

Lembrando que há 2 mil anos Jesus nos ensinou que deveríamos não ser servidos, mas principalmente servir, peço para que Ele abençoe em profusão, em cada dia do Novo Ano, cada Leão, cada Domadora e seus filhotes, bem como a todos os Leos.

Com um grande abraço fraternal,

CL Marcelo Borba de Freitas, Lions Clube de Guaíra Águas Correntes (Distrito LC-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário