terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SER COMEDIDO NA CRITICA E GENEROSO NO ELOGIO ?

Ser comedido na crítica e generoso no elogio
CL Jácomo Spampinato Neto *



Por quê? O que vem sendo muito estudada, divulgada e aplicada pelo mundo é a Terapia Cognitiva, que é o uso constante do pensamento, com ênfase no jeito certo de pensar, com alívio substancial do sofrimento emocional.

Por isso, começamos contando uma pequena estória: "Certa noite um uma cidade européia, debaixo de grande nevasca um médico saiu à procura de um remédio que aliviasse a dor que sua esposa estava sentindo no estômago. Em chegando a uma farmácia viu-se impedido de estacionar o seu veículo, pois que as únicas duas vagas livres e sem neve estavam ocupadas indevidamente por um único automóvel, que inadvertidamente segundo pensamento do médico e sem respeito ao seu próximo ocupava as duas vagas e isso o deixou muito furioso a ponto de articular mentalmente ações e palavras ofensivas que iria dirigir aquele mau cidadão.

Preocupado ainda se o seu carro não iria ficar atolado num mar de neve que caia sem parar, bateu fortemente a porta do mesmo e dirigiu-se nervoso, pisando forte para entrada na farmácia. Eis que correndo e trombando com ele saiu do estacionamento um indivíduo que sem pedir desculpas entrou no veículo mal estacionado e saiu cantando pneus. O médico entrou na farmácia e logo foi sendo informado pelo farmacêutico o seguinte: 'Doutor o senhor viu aquele coitado que saiu daqui desesperado' e como resposta azeda ouviu um lacônico sim, pois bem, ele veio comprar um remédio para seu filho que está morrendo e que pela descrição da doença da criança, de nada vai adiantar, porque apesar do sacrifício daquele coitado pai será impossível salvá-lo.

O médico ao ouvir o relato se apiedou daquele infeliz pai e pediu se possível o seu nome para que na qualidade de especialista clínico prontificar-se a ajudar o garoto doente. O fato mudou totalmente a sua atitude que antes era totalmente agressiva.

Pelo relato concluímos que temos que controlar os nossos pensamentos e nos policiar a agir com cautela, evitarmos atitudes impensadas que venham criar situações e ambientes indesejáveis ao nosso bom convívio em especial, em nossa comunidade, lares, trabalho e por extensão em nosso Movimento Leonístico.

Caros(as) companheiros(as) modernizemos o nosso modo de pensar e agir, fiscalizando nossos pensamentos tornando-os mais receptivos e mais positivos. Vamos olhar o que de melhor tem ao nosso redor, em especial, nos Lions que é o atendimento voluntário, o servir desinteressadamente, o sadio companheirismo e com essas atitudes levando o calor humano tão necessário aos excluídos, aqueles que o destino nada lhes reservou.

Continuemos consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo os necessitados.

Concluindo, vamos tentar corrigir aquilo que entendemos não estar correto, sem criticar nada que envolva o consagrado e internacional movimento de Lions Clubes, elogiando também as atitudes sadias de nossos companheiros e por osmose criar uma forte sinergia que irá auxiliar na conservação de associados dos clubes dos distritos, assim como uma força motriz que direcionará para os nossos quadros com associados de grande qualidade e de real espírito associativo.



* CL Jácomo Spampinato Neto
Associado do Lions de São Paulo - Campos Elíseos

Nenhum comentário:

Postar um comentário