terça-feira, 26 de julho de 2011

SOU LIDER SERVIDOR. EU ACREDITO !!!


Companheiros, Companheiras, Domadoras, Leos:

Por breve instante devemos nos permitir festejar o início de novo Ano Leonístico. Aproveitemos a euforia deste momento para a troca dos abraços efusivos, o externar de votos de sucesso. Mas, só por um instante, porque temos desafios imensos a serem enfrentados e compromissos a cumprir. Esta é nossa obrigação, nosso propósito como Leões de um Distrito aguerrido como o é o LC 6.
Começo por explicar a razão do lema “Sou Servidor. Eu Acredito!”. Ao lhe oferecer o pin do Ano Leonístico 2011-2012, a expectativa é que o ostente com alegria, demonstrando que você Companheiro, Companheira e Domadora, é sim, “Líder Servidor” e mais que isso, que “Acredita”.
Mas por que um bambu ornando nosso pin? Tenho admiração por esta planta, de utilidade sem par e que todos conhecem. Na minha infância, gostava de observar moitas imensas de bambu junto a um regato de águas cristalinas, seixos às margens reverberando a melodia cadenciada da correnteza sempre lépida. Observei este pequeno espaço de mundo por muitos anos, sem entender porque dele gostava tanto.
No tempo de juventude, longe da minha terra natal, estudando e trabalhando, superei momentos de tristeza e saudade, relembrando o som do regato e do vento imiscuindo-se entre a ramagem daquela moita de bambu.
Acabei descobrindo há pouco tempo, que o bambu conta histórias, relendo em minha biblioteca um livro escrito pelo Padre Leo. É isso Companheiros, o bambu nos lega ensinamentos e verdades.
Podemos transferir isso para Lions.
Por exemplo, uma primeira verdade revelada pelo bambu é a lição de humildade que devemos ter diante dos problemas, das dificuldades diárias. Não é isso o que ocorre em Lions? Por acaso é fácil Servir sem buscar recompensas ou benesses pessoais como fazemos? Não nos defrontamos com tantos dissabores para levar adiante nosso propósito de Ser Leão?
Sim, é isso o que acontece. Mas, como o bambu, o Líder em Lions não se curva nunca, segue em frente, resoluto, e o prêmio almejado é a satisfação do cumprimento do dever humanitário e voluntário.
Uma segunda verdade é que o bambu cria raízes profundas, e você sabe como é difícil arrancar esta planta. O que ela tem de tamanho para cima, tem embaixo da terra, invisível, fortalecido. Este é o ensinamento: aprofundar raízes em todos os momentos. Lions é assim também.
Quando recebemos o pin no dia da posse, proferimos um juramento. Todos esperam que enraizemos em nosso espírito o conceito de Lions. Aos poucos aprendemos, vamos entusiasmando e deixando crescer o ideal de Servir. No dia-a-dia, enraizamos a emoção pelas necessidades dos nossos semelhantes, da nossa comunidade. Aprofundamos sem perceber, nossas raízes.
A terceira verdade do bambu também tem a ver com Lions. Por acaso, Companheiro, você já viu um pé de bambu solitário? Ah! Somente quando é planta nova, tenra, mas se você observar verá que ao redor existem outras mudas iguais. Existe permissão para que todas vivam lado a lado. Uma planta sabe que precisará da outra. Um bambu está sempre próximo de outro e vistos de longe, parecem ser uma única árvore. Quando alguém teimoso tenta arrancar um bambu em meio aos demais, não consegue.
No Lions começamos fragilizados, arredios, olhares curiosos nossos e dos demais Companheiros. Aos poucos, a convivência nas reuniões, nas campanhas, fortalece o entendimento e a vontade de Servir. Aprendemos e por nos ampararmos uns nos outros, nos tornamos detentores de hercúlea força e constante necessidade de buscar desafios.
O bambu também nos ensina uma quarta verdade, por não possuir galhos. A meta é sempre a busca do que está elevado, no alto. Sem galhos a serem defendidos, sobra espaço para crescer, mas sempre para o alto e com raízes sólidas e profundas.
Em Lions nos defrontamos com momentos em que sentimos o impulso de deixar surgir galhos no Clube, no Distrito. De modo egoísta, esquecemos aquilo que deve ser buscado no alto e perdemos tempo precioso com coisas e fatos insignificantes, que sugam nossa energia, despertando nossas vaidades, permitindo olhares desdenhosos para os Companheiros.
Estranho, como devotamos valor demasiado a coisas que são insignificantes, mas às quais nos apegamos como a um tesouro! É preciso esvaziar essa vasilha do egocentrismo, porque isto nos impede de crescer, de continuar olhando resoluto para o alto!
Você sabe, Companheiro, que o bambu é cheio de nós. Por ser oco, sem seus nós, seria frágil. Em Lions não podemos permitir o vazio de idéias, de propósitos, de desafios, de perseverança. Os “nós” da nossa vida são aqueles problemas e dificuldades que nos desafiam, mas que são vencidos. Temos que reconhecer que os “nós” são aqueles que estão à nossa volta, os verdadeiros Leões e Companheiros, que nos dão atenção, carinho, são a força nos momentos difíceis. Devemos olhar os problemas, os “nós”, como descoberta da essência da vida.
Outro ensinamento que aprendemos com o bambu é que ele é oco, portanto, vazio de sim mesmo. Por isso o seu vazio nos oferta felicidade, quando um seu pedaço se transforma em flauta e nos encanta com música que acalma o espírito. Esvaziemo-nos daquilo que reconhecemos que atrapalha, que rouba nossa paz e impede nossa felicidade.
Uma última verdade ofertada pelo bambu: esta planta só cresce para o alto. Só busca o que está elevado. Esta é a sua meta.
É isso que proponho aos Companheiros e Companheiras. Que neste Ano Leonístico olhemos apenas o alto, na busca pela elevação contínua daquilo que é precioso para o nosso Distrito LC 6. Repudiemos com veemência tudo que pode ser nocivo para Lions.
Esqueçamos dissonâncias, ou o que eventualmente não pôde ser feito ao longo dos anos. Não lancemos culpas no passado, mas tiremos dele lições para implantar nova filosofia de trabalho voltada para o coletivo, para o crescimento quantitativo e qualitativo do quadro de associados, imaginemos e viabilizemos novas campanhas, novas ações comunitárias. Realizemos, acima de tudo!
Continuemos com as doações profusas à nossa Fundação, premiando Companheiros e Companheiras, reconhecendo nestes o valor do trabalho humanitário e outorgando-lhes o título de Companheiro de Melvin Jones. Deixemos a esperança de início de novo Ano Leonístico florescer em nossos corações, canalizando a energia para repensar nossos Lions Clubes, e auxiliando aqueles que momentaneamente se encontram fragilizados. Lancemos o olhar confiante para o horizonte em busca da oportunidade de fundação de novos Clubes no nosso Distrito.
Olhemos orgulhosos para o nosso pin e sintamo-nos como um dos bambus desse jardim de oportunidades de Serviço que é Lions Clube Internacional. Olhemos para o Companheiro e a Companheira que estão ao nosso lado e com humildade, mas sem submissão, com o espírito revigorado, deixemos fluir o amor representado pela união e vontade de Servir. Eliminemos competições nocivas que sugam velozmente nossa energia e impedem a realização do trabalho recompensador.
Que todos nós, no curto espaço do Ano Leonístico 2011-2012, possamos sentir orgulho todos os dias, dizendo com o coração vibrante de alegria e felicidade:
“Sou Líder Servidor. Eu Acredito!”

CL Hairton Santiago / CaL Heloísa
Governador do Distrito LC 6 de Lions International
Ano Leonístico 2011 - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário