terça-feira, 30 de agosto de 2011

BACIA HIDROGRÁFICA DO CORREGO DO COQUEIRO - PALMEIRA D'OESTE SP

 No dia 27 de agosto de 2011, das 8:00 às 12:oo H, foi realizada na sede do Lions Clube de Palmeira D'Oeste, uma reunião Técnica, sobre oe recursos hídricos da microbacia do corrego do coqueiro. Foram abordadas questões de amplo interesse; o que justificou a presença de orgãos ligados ao meio ambiente e agricultura como a CETESB, DAEE, SABESP, CATI -casa da agricultura , Prefeitura, Câmara Municipal, Lions Clube de Palmeira D'Oeste e outros convidados. Foram realizadas 03 palaestras distintas.
-Trabalhos da UNESP de Ilha Solteira, em recursos hídricos e os desafios tecnológicos da agricultura irrigada no noroeste paulista, proferida pelo professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez.
- Diagnóstico ambiental da microbacia do corrego do coqueiro; proferida pelo Doutorando Renato A.M. Franco.
- Uso da água para irrigação na microbacia do corrego do coqueiro, proferida pelo Mestrando Diego Gonçalves Feitosa.
Os dados das palestras foram colhidos desde 2007 através dos projetos de pesquisas e extenção desenvolvidos pela área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Sloteira.  O que chamou à atenção de modo peculiar, foi a informação que o corrego do coqueiro possui 187 nascentes, e que em quase sua totalidade não possui APP (ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE). Foi lembrada a necessidade de se recuperar 1.204,28 ha de mata ciliar na bacia do corrrego, o que resultaria entre plantio e replantio de 1.938,560 mudas de árvores nativas, e para haver sucesso na reposição de mudas é importantíssimo o fator conservação de solo incluindo terraceamento e curvas de nível.
CAL SILVIA SUMAN CURTI- presidente de região A- do distrito LC 6 de Lions Clube International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário