sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DICAS DE PROTOCOLO




PEQUENOS TOQUES E RETOQUES DE ETIQUETA LEONÍSTICA Existem algumas regras de boa convivência no Leonismo que, quando respeitadas ou seguidas, abrilhantam o evento e às pessoas que compõem certas cerimônias, tais como:
1. A mulher, jamais deve se colocar à ponta da mesa, mesmo que o cavalheiro, ao seu lado, seja uma autoridade.
2. Apostos à mesa de autoridades, jamais se ausente.
3. Posicione-se de pé ao falar em atitude de respeito e consideração aos ouvintes.
4. Mesmo que autoridade, fale pouco, o necessário para ser ouvido e compreendido, a não ser que seja o conferencista ou o orador oficial do evento.
5. O tempo necessário para um pronunciamento Leonístico oficial deve, rigorosamente, se ater à pauta, com observância de tempo para iniciar, desenvolver o assunto e concluí-lo, em no máximo, quarenta e cinco minutos de explanação e quinze para esclarecimentos. Use de recursos de mídia, se necessário.
6. Jamais pronuncie: "quebrando o protocolo". É um agravo. Protocolo não se quebra cumpre-se.
7. O cavalheiro convidado para um evento protocolar deve-se informar do traje, jamais se aceita um convite e se apresenta de camisa esporte com manga curta ou camiseta, é uma desconsideração para quem o convidou.
8. Ao convidar ou receber uma autoridade Leonística faça o melhor, receba-a como gostaria de ser recebido.
9. Evite monopolizar as pessoas, a elegância requer abrir espaços para outrem.
10. O celular se usa com discrição, num evento e em ocasiões especiais deixe-o no silencioso, ou o desligue; em caso de emergência, saia e atenda fora do recinto.
11. Dê retorno aos e-mails, acuse recebimento e se manifeste quando necessário.
12. Convidado, vá ou se justifique, ou envie cartão, flores, um atencioso telefonema. É normal a ausência, nem tudo é possível ao mesmo tempo, sendo compreensível entre as pessoas no convívio social.

Essas dicas aqui apresentadas não são regras e muito menos conselhos inquebrantáveis, são apenas dicas de boa convivência. Aprecie-as. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário